O objetivo é dialogar com o mundo, investigá-lo, buscar compreendê-lo, disseminando ao público o que se obtém nessa direção.

A vida atual, globalizada, dinâmica e tomada pela inovação, transformou a atividade do pesquisador. A necessidade de interpretação constante de novos dilemas, por vezes caracterizados pelo confronto direto com o arcabouço explicativo dos velhos axiomas teóricos, somada a um mundo veloz e cada vez mais interconectado pelos avanços progressivos da tecnologia da informação, obrigam o analista a se moldar a uma circunstância de ebulições constantes.

Com o Boletim Eletrônico Mundo, Política & Cultura, o NEAI almeja promover a difusão daquilo que fazem seus pesquisadores, atuantes nas diversas áreas temáticas que integram hoje o universo das relações internacionais como disciplina acadêmica.

O Boletim aparecerá basicamente sob a forma de dossiês. A cada número, buscaremos concentrar energias na elaboração de textos que deem conta de um momento particular do mundo, de áreas geopolíticas particulares ou de questões, processos e temas específicos.

A pretensão do Boletim não será exaustiva: não queremos esgotar os assuntos em discussão, mas sugerir enfoques e ênfases que contribuam para melhorar nossa apreensão crítica do mundo, organizando informações, disseminando insights teóricos e incentivando a promoção de debates e maiores reflexões.

O primeiro número de Mundo, Política & Cultura dedica-se a fatos, processos e problemas que deram o tom ao mundo entre 2017 e 2018, sem se esgotarem nesse período. A crise da democracia, a indústria 4.0, o regionalismo latino-americano, os deslocamentos populacionais, a reposição do nacionalismo, o fator Trump, o comércio internacional, a China, a saúde global e as missões de paz são seus temas principais.

Acesse aqui, leia e difunda o Boletim nº 1.

Leia mais:  Notas sobre o realismo político na guerra russa contra a Ucrânia